segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pausa para salvar os peixes

Semana passada o Channel 4 exibiu a campanha "Hugh's Fish Fight". Organizada pelo Hugh Fearnley-Whittingstall, chef celebridade e jornalista britânico, a campanha dava conta da quantidade de peixes jogados fora durante a pesca.



Estima-se que entre 40% e 60% dos peixes pescados no Mar do Norte são desnecessáriamente jogados mortos de volta ao oceano. O problema é que os pescadores não conseguem controlar as espécies que estão pescando, e muitas vezes em busca de uma específica, acabam pescando várias outras. Então se não há mercado consumidor para aqueles peixes ou se os pescadores simplesmente não são autorizados a desembarcar certas espécies, a única opção é jogá-los de volta ao mar... e a grande maioria não irá sobreviver.
A campanha visa então promover o consumo de peixes menos comuns do que os habituais haddock e bacalhau, criando uma procura maior, reduzindo o descarte de animais. 
Apoiada por Gordon Ramsay, Heston Blumenthal e Jamie Oliver, que criaram programas mostrando receitas com diversas variedades de pescado, a campanha já recolheu milhares de assinaturas  a favor da mudança nas regras da pesca, que serão enviadas aos órgão responsáveis.
Não sei como são as regras nos outros países mas os dados do Mar do Norte me deixaram realmente incomodada, e o vídeo é de partir o coração. Ter peixes super frescos, enormes e certamente deliciosos sendo jogados mortos no mar é um desperdício totalmente sem propósito. 
Fica o incentivo para os amigos da Inglaterra procurarem comprar tipos diferentes de peixe e ajudar a tentar mudar este absurdo. Adoro peixe e me sinto na obrigação de passar esta informação adiante e fazer minha parte. Eu já aderi, e você?!


Para saber mais acesse o site da campanha http://www.fishfight.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário