terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Salmão nosso de cada dia!

Como não usei toda a massa de folhado no Bife Wellington, fiquei com uma sobrinha pra inventar alguma coisa e não desperdiçar. Recorri ao meu livro de receita e achei uma receita de salmão que levava massa.


Corri na peixaria do mercado local para comprar o peixe. Salmão é muito comum por aqui e fácil de achar no mercado. E por isso o fácil se torna as vezes complicado, pois geralmente os peixes já são cortados e embalados em porções pequenas, o que é ótimo pro dia a dia mas péssimo para o que eu queria.

Para a receita precisava de aproximadamente 500g de salmão em uma peça única e de preferência a parte do dorso, mais alta e homogênea. Simples, não?! E pra fazer o peixeiro entender isso? Botei meu inglês pra funcionar e depois de muita explicação e mímicas consegui convencê-lo a cortar um salmão pra mim e fiz um amigo!

Aproveitei a ida ao mercado para comprar manjericão fresco, tomate, tapanade de azeitonas pretas (tipo um pesto de azeitona por assim dizer...) e mozzarela de bufala. Com todos os ingredientes na sacola foi só colocar literalmente a mão na massa e preparar essa delícia super rápida.


Pra fazer é assim: estica a massa, passa azeite no salmão e coloca no centro da massa com a pele para baixo. Tempera com sal e pimenta, espalha a tapanade de azeitona preta em cima do salmão, coloca as folhas de manjericão, tomates cortados em rodelas finas e a mozzarela por cima de tudo. Mais azeite, dá uma ajustada nas beiradas da massa puxando um pouco por cima do salmão, pincela a massa com gema de ovo pra ficar dourada, crocante e bonita e bota lá na base do forno, com um tabuleiro vazio na prateleira imediatamente acima para não pegar muito calor. 30 minutinhos aproximadamente, e pronto!

Deu até uma fominha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário