terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Panqueca


Ainda tenho muitas coisas pra contar da viagem, mas, como hoje é 8 de março, vou dar uma mudada no assunto por uma boa causa: o dia da panqueca.

A"Shrove Tuesday" é comemorada um dia antes da quarta feira de cinzas. É comum comer panquecas neste dia porque é justamente o dia que antecede o início do jejum da quaresma. Eu, como não sou muito ligada nestas coisas religiosas, fico com a parte divertida da coisa: além dos restaurantes servirem menus especiais incluindo as panquecas, acontecem "corridas da panqueca" em vários pontos da cidade, onde os participantes tem que correr ao mesmo tempo que jogam suas panquecas pro alto na frigideira,  como nessa foto retirada do site da Time Out da corrida realizada nos jardins do parlamento e com a participação de parlamentares, lordes e membros da imprensa.Complexo!

Hoje como foi um dia cheio acabei não conseguindo ir a nenhuma corrida da panqueca e minha única homenagem ao grande dia foi uma panquequinha de nutella com morango e banana no café da manhã. Mas, de qualquer forma vou deixar aqui no blog uma receita que estou querendo fazer... nunca testei mas acho que deve ser boa (se alguém se aventurar me conta, ok?!) A aparencia é ótima, olha só!


Lá vai a receita:

Ingredientes

  • 2 panquecas (no estilo crepe, mais fininha) prontas (tem receita aqui)
  • banana
Para o crème Anglaise
  • 300 ml leite integral
  • 1 colherinha de extrato de baunilha ou as sementinhas de baunilha natural
  • 3 ovos separados
  • 150 g açúcar
  • 1/2 dose de rum (opcional)
Para as bananas carameladas
  • 25 g manteiga sem sal
  • 2-4 bananas pequenas
  • 25 g açúcar
Para a calda de chocolate
  • 150 g chocolate amargo 70%
  • 100 ml água
  • rum (opcional)
  • 25 g açúcar


Método

1. Preaquecer o forno a 200ºC. Unte um tabuleiro com manteiga.

2. Para fazer o crème Anglaise, aqueça o leite com a baunilha.


3. Bata as gemas do ovo com açúcar e lentamente vá adicionando o leite quente mexendo constantemente. Volte a mistura pra panela e coloque em fogo médio até a mistura estar espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher. Atenção, não deixe ferver! Adicione o rum. 

4. Amasse uma banana. Bata as claras em neve. Para fazer a mistura do soufflé misture 3 partes da clara em neve para uma parte do crème Anglaise. Junte a banana amassada e misture suavemente.  


5. Coloque duas colheres de sopa do soufflé no centro de cada crepe com 3 fatias de banana. dobre ao meio. coloque mais um pouco do soufflé e dobre outra vez. Coloque no tabuleiro untado e leve ao forno pre aquecido por 6-8 minutos ou até que tenha crescido.


6. Enquanto isso faça as bananas carameladas. Aqueça a manteiga numa frigideira, adicione as bananas e salpique açúcar. Cozinhe por mais ou menos 1 minuto para caramelizar e dar cor.

7. Remova as bananas e use a mesma frigideira para fazer a calda de chocolate. Coloque o chocolate picado, água, rum e açúcar. mexa no fogo até obter um molho liso, cremoso e homogêneo.
 


8. Sirva os crepes com as bananas carameladas, calda de chocolate e sorvete de creme.


Vale a pena dar uma olhada no vídeo da receita. É em inglês mas ajuda a tirar algumas dúvidas mesmo para quem não entende muito bem a língua. O link é este aqui, que é do site do canal de TV Good Food e tem receitas ótimas!

ah, sim, e como 8 de março também é o dia internacional da mulher, fica meu grande beijo a todas as mulheres que visitam o blog!


2 comentários:

  1. Só uma panquequinha de nutela? rss
    Assim você mata quem tá de dieta!!!
    Adorei a receita, num domingo, vou experimentar! Xero

    ResponderExcluir
  2. olá meu nome é Beatriz tenho 11 anos eu adoro cozinhar com meu pai e um desses pratos que fazemos foi panquecas eu gosto muito e essa receita parece muito gostosa

    ResponderExcluir