sábado, 12 de março de 2011

Amsterdam Parte I

Depois de míseras duas noites em Praga, a viagem seguiu para Amsterdam. Para mim a cidade não é uma grande novidade (estive lá ano passado) e devo confessar que também não é exatamente o tipo de lugar que me faz dizer "OH"! O transito é confuso e atravessar a rua é uma aventura, não tem muita diferenciação de calçada e rua e quando você se distrai um pouquinho, pronto, já está no meio de bicicleta, carro, bonde... louco, muito louco!


É lógico que Amsterdam tem seu lado romântico e charmoso com suas lojinhas de flores e sementes, como a da foto, embora não muito comuns no centro. Mas muita gente, assim como eu, imagina uma cidade mais calma, com pessoas passeando de bicicleta, muitas flores em todo lugar, canais lindos... aí decepciona um pouco... Principalmente a parte das bicicletas. As pessoas andam voando nas magrelas, com o dedo nervoso na buzina e ai de você se se meter na frente, vai levar um xingamento de graça! Olha que eu estou acostumada a andar de bicicleta aqui em Londres, mas não teria coragem de alugar uma em Amsterdam, é muita tensão! No mais, alguns canais são bonitos e é possível ver flores meio tímidas em jardineiras durante a primavera.

Já que era a minha segunda vez por lá, tentei manter os olhos atentos mais às comidinhas e menos aos coffee shops e mulheres na vitrine. A conclusão que cheguei é que não se come muito bem por lá. Em primeiro lugar, por ser um lugar turístico demais (pelo menos no centro, onde estávamos) é muito fácil cair numa arapuca de turista, ou seja, pagar muito por pouca comida e/ou de baixa qualidade. Segundo, não é a culinária mais saudável do mundo e tem uma grande oferta de batatas fritas sendo vendidas em muitas lojinhas espalhadas pelo centro. Outra coisa que percebi foi uma grande influência árabe, e a venda de muitos kebabs e também aqueles doces folheados super calóricos.


Para também não falar só mal da comida, encontrei pelo caminho essa banca de frutas super lindas e coloridas. Sinal de que nem tudo está perdido e há vida saudável em Amsterdam, basta encontrar!

Um comentário:

  1. estou de volta tb em clima de viagem!!!!
    eu quase estive em amsterdan mas acabei esticando so ate paris, o tempo era curto!
    essa banca de frutas esta linda :)
    estou adoranmdo acompanhar sua viagem
    bjsss

    ResponderExcluir