terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Comida Japonesa


Lembra que falei daquelas facas lindas coloridas nesse post aqui?
GANHEI O KIT VERMELHO (com amolador e tudo!)! Presente do Marcelo, super surpresa! Já estava agoniada com as minhas facas que não cortavam nada, super cegas! Foi mesmo um presente para dar ânimo novo na cozinha. Fiquei tão feliz que resolvi retribuir, inaugurando a vermelhinha, fazendo um sushi. Já vou avisando que não é a faca ideal para sushi porque ela tem a lâmina fina e é super leve, mas como corta que é uma coisa de louco, deixei minha faca de sushi descansando e mandei ver.

Sushi é uma coisa meio "ame-o ou deixe-o" mas posso dizer, por experiência própria, que não é bem assim. Já fui do tipo que tinha mesmo que cospir o sushi porque não aguentava o gosto... mas fui insistindo, dando chance e um dia achei a coisa mais deliciosa do mundo. E nunca mais parei de comer. Até aprendi a fazer.

Todo mundo acha que fazer sushi é uma coisa de outro mundo. Não é. Nunca fiz curso. Tudo que aprendi foi buscando na internet, experimentando e observando (vale a pena pegar um lugarzinho no balcão do restaurante japonês pra ficar observando o sushi man preparando as coisas). Um dos primeiros lugares que busquei receita foi no site de culinaria japonesa do Terra. é de lá inclusive a receita que uso para fazer o arroz. É a mais simples e sempre dá certo. Juro que não tem mistério, é só não deixar o arroz muito molhado.


Uma coisa importante é a esteirinha para enrolar o makimono (os enroladinhos) porque sem ela os bichinhos ficam meio desajeitados... e é também importante enrolar bem apertadinho pra ficar tudo bonito.
Para o sahimi e sushi uso sempre salmão e as vezes atum. Não sou muito fã de peixe branco. A dica na hora de comprar o peixe é passar a mão nele (na carne, não na pele) e cheirar. Não deve ter cheiro algum de peixe. O salmão fresquinho, inclusive, tem até um cheiro com "notas de melancia". Ah, e o ideal é comprar os peixes com uma espessura boa, para garantir sashimis altinhos!


O salmão é o mais fácil de cortar porque na carne dele tem umas "linhas" que ajudam a guiar. E a regra é mais ou menos a seguinte: dorso para sashimi, barriga para sushi e makimono. A parte "de baixo" do salmão tem mais gordura e fibra então é melhor não usar para sashimi. O atum vai no olho mesmo, mas é ideal deixar a parte mais fibrosa também para os makimonos.

No mais é experimentar, fuçar na internet vídeos, dicas e receitas e não ter medo de errar. Não importa se   ficar um pouco desajeitado na primeira vez, o gosto vai ser bom igual! Garanto!

5 comentários:

  1. Menina, sushi é difícil sim! E você me mata de inveja (da boa!). Xero

    ResponderExcluir
  2. nossa mas vc ta q ta hein dona milena!!!
    eu n sei fazer sushi juro q vou tentar!!!
    eu qnd comi a primeira vez tb n amei nao!! tomei gosto com o tempo e hj em dia amo!!!
    eu comi um sushi ao em londres, em camden num tal de hi sushi!!!
    curti, mas sei la, pode ser costume, mas prefiro os daqui, ate pq o shoyo dai eh tao ralo!!!
    passa la um dia e me fala se gostou!!!
    o q vale mt a pena eh o apple mojito!!

    ResponderExcluir
  3. Não é difícil não, coragem!!!
    Fern, não gosto dos sushis de Londres e por isso sempre que tenho vontade acabo fazendo em casa... além do mais dá pra comprar no mercado o "dark soya sauce" que é igual ao shoyu daí. Os de restaurante são esquisitos mesmo.

    ResponderExcluir
  4. ahhhnnnn entao e isso...sempre q compro o shoyu daqui acho com um gosto horrivel...fica anotada a dica entao :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seus dotes culinários, realmente não é todo mundo que consegue fazer deliciosos sushis!

    ResponderExcluir