sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Café para começar bem o dia!


Quando cheguei a Londres consegui ficar alguns meses vivendo das economias e só aproveitando. Mas como todo mundo sabe, economias não duram para sempre e tive que me virar. Como estudante de inglês e com o visto permitindo apenas trabalho part-time era praticamente inviável conseguir alguma coisa como designer e aí fui atrás de algum trabalho de garçonete. Sem experiência alguma no currículo, fui vetada em várias entrevistas até que um dia me aceitaram em uma deli-mercadinho-lanchonete de produtos orgânicos. Minhas funções eram preparar e servir sanduiches, saladas, frios, atender e vender os clientes que estavam lá para comprar itens do mercado e fazer café, muitos cafés, tema do post de hoje.

Peguei gosto pela coisa. Nunca tinha feito um espresso numa maquinona daquelas profissionais. Fui aprendendo pouco a pouco. Aqui na Inglaterra é difícil alguém beber espresso puro, as pedidas sempre são o Americano (1 parte de espresso para 5 partes de água, o que apelidei de chafé), Latte (café com leite), Capuccino e Moccacino (cappucino com um pouco de chocolate). Deixar o leite no ponto certo para cada uma das bebidas é a parte mais difícil: se esquentar de menos ou de mais para o latte a bebida fica aguada, se não posicionar o negocinho do vapor no lugar certo o leite não faz a espuma necessária para o capuccino... cheio de regrinhas.


Me rendeu muita pesquisa na internet e muitas tentativas. Mas achei muito legal aprender mais sobre o café. Tanto que minha maior obsessão virou fazer "latte art", que é basicamente  "desenhar" com o leite na hora de preparar a bebida. Poucas vezes deu certo, tem que ter além do ponto certo do leite (que já faço legal) a mão pra criar o desenho. Aí é que pega!


Ah sim, e de tanto falar de café a casa acabou ganhando uma maquina de espresso toda engatilhada e super charmosinha para eu continuar praticando (já que não estou mais trabalhando). Uma das experiências rendeu esse deseinho da foto... uma tentativa de fazer uma folhinha, um dos mais comuns no latte. Já fiz melhores, mas a que saiu na foto foi essa (prometo que se sair uma outra melhor boto aqui)! Sigo tentando.


Não satisfeita só com a cafeteira, comecei a comprar acessórios como a leiterinha de metal, o termômetro para não errar a temperatura do leite, um recipiente para descartar o café usado (combinando com a cafeteira) e uma das minhas paixões: xarope de baunilha, para misturar no café com leite e dar um gostinho irresistível! Isso aprendi nas minhas idas diárias, no intervalos da aula de inglês, ao café Costa (um concorrente do Starbucks só que muito melhor) que serve Latte com sabores variados (caramelo, baunilha, gengibre, canela...).

Agora, além de quase diariamente começar o dia com um bom café com leite, também tenho na cozinha um cantinho do café que dá um charme todo especial!

5 comentários:

  1. Adorei!! Café é minha paixão também.

    ResponderExcluir
  2. Café é meu vício.....vou do cafézinho à bala, passando pelos bolos e doces. E o cheiro? este então nem conta. ADOREI!

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Adoro um cafezinho hmmm

    Parabéns pelo post,já sou sua seguidora!
    Ah caso queira fazer uma visitinha, só não repare a poeirada..rsrsrs

    Elaine
    olhameuapetambem

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Que post preenchido de cafeína. O aroma chegou aqui! Linda a sua máquina de café e seus acessórios! É uma pena você morar tão longe, pois eu já estava indo aí para me oferecer um latte com xarope de baunilha... rs Xero!

    ResponderExcluir
  5. nossa também fiquei bna vontade!! eu so gosto de café de maquina!! aquele carioca eu n curto!!!
    meu sonho é uma maquina dessas mas eu nem tomo tanto café assim!!!
    na verdade eu gosto do starbucks q vc odeia! aqui n tem essa variedade como ai ne gatann!!!
    eu gosto mesmo eh de um frapuccino!

    ResponderExcluir