sexta-feira, 29 de março de 2013

Sobre ovos e galinhas


Já que estamos perto da páscoa vou escrever sobre ovos. Não os de chocolate, tradicionais desta época, mas os cotidianos ovos de galinha.

Com o aumento do interesse no bem estar dos animais o leque de opções em relações a ovos se abriu, variando de produtos mais baratos oriundos de aviários com gaiolas apertadas, que praticam a debicagem (corte no bico da ave) e utilizam hormônios, até ovos de galinhas criadas livres, recebendo alimentação orgânica, sem hormônios e tendo suas necessidades ambientais respeitadas.

É claro que esse maior cuidado tem seu preço, podendo custar até mais do que o dobro. Mas vale a pena? Bem, essa pergunta eu sempre me fiz. Para começar tento sempre evitar os ovos de aviários restritivos, de grande escala, por pensar no bem estar dos bichos. Costumo comprar ovos de galinhas que são criadas livres, com espaço, mas sem serem orgânicos. Estes são os que tem o melhor custo-benefício por aqui. Porém, em um dia inspirado, resolvi trazer para casa uns ovos lindos. Sim, comprei pela cor da casca: azul pastel. Aí descobri  que além de lindos eles são produzidos seguindo os mais altos padrões de qualidade, tudo orgânico. A empresa Clarence Court, além de ovos de diferentes tipos de galinha, também produz ovos exóticos como faisão, peru e avestruz.



Os meus ovos azuis, de galinhas do tipo cotswold legbar, surpreenderam pela coloração da gema: um laranja super vivo, quase vermelho. Tomei um susto quando abri o ovo quente que preparei! A consistência cremosa da gema também merece ser citada. E, o que achei mais impressionate, é que apesar da gema estar bem mole, quase crua, não senti nem cheiro nem aquele gosto característico de ovo. Simplesmente delicioso! Sobre o preço, me custou 1/3 a mais do que o que costumo comprar. Vale a pena? Vale! Se for para comer um ovo frito, quente ou poché, recomendo. Pra cozinhar ainda uso os que estava acostumada a comprar porque acho que o gosto não fica tão proeminente.



Minha conclusão é que esses ovos valem cada centavo e fico satisfeita de saber que são provenientes de animais bem tratados e felizes.

Não sou de ficar fazendo campanhas radicais, mas acho que a gente pode tentar fazer escolhas mais conscientes e acabar se surpreendendo! E você, quais são as suas escolhas?

4 comentários:

  1. Gostei das dicas e parabenizo pelo blog.
    Me diz uma coisa, esse "copinho" para comer o ovo cozido tem um nome específico? Nunca encontro ele nas lojas que eu vou :(
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! Parabéns pelo blog.
    Esse "copinho" de comer o ovo cozido tem um nome específico? Nunca encontro ele nas lojinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tomara que a depois de tanto tempo já tenha encontrado os copinhos para ovo quente! rs. Não sei se eles tem um nome específico, acho que não, mas caso não encontre, o que fazia quando não os tinha, era usar uma xícara bem pequena de café como suporte. Caso a boca da xícara seja muito grande você pode colocar um guardanapo para dar suporte.
      Obrigad por visitar o blog e que bom que gostou! :)

      Excluir