quarta-feira, 27 de março de 2013

Receita Aleatória #01


Decidi começar a brincadeira pelo livrão da Leiths, que é uma conceituada escola de culinária aqui de Londres. O livro é "Leiths, cookery bible" ou "a bíblia da culinária" em tradução livre, e ao longo das suas oitocentas e tantas páginas ele aborda técnicas de preparo, instruções para harmonização de vinhos, explicações sobre características e usos de ingrediente etc. Enfim, o bichinho é um ótimo curso onde vira e mexe aprendo uma coisa nova! Apesar das muitas páginas, poucas são dedicadas a fotos, que são agrupadas em cadernos de tempos em tempos. A maior parte das receitas é toda explicadinha só no texto e as vezes tem que ler, reler... e imaginar o resultado final. Desafiador!


A receita sorteada (e escolhida) foi a da página 515:



#01 Costeletas de Porco com Maçãs Caramelizadas

Ingredientes (porção para 4 pessoas)
4 costeletas de porco com aproximadamente 170g cada
um pouco de óleo
pimenta do reino moída na hora (se não tiver usar a já moída)
3-4 folhas frescas de sálvia, picadas, ou uma pitada de sálvia seca

para servir:
2 maçãs vermelhas
aproximadamente 2 colheres de manteiga, para fritar as maçãs
1 colher de chá de açúcar
alguns ramos de agrião

Modo de preparo:
1 - Preaqueça o grill à temperatura máxima. Por aqui os fornos geralmente tem grill, mas se você não tiver um em casa não desista, use uma frigideira anti-aderente ou uma grelha que vai funcionar também!
2 - Apare a pele das costeletas fazendo pequenos cortes através da gordura em direção a carne, cerca de 1cm de distância um do outro, para prevenir que a pele enrole durante o cozimento. Besunte com um pouco de óleo.
3 - Tempere com a pimenta e a sálvia. se quiser adicione um pouco de sal, apesar de não constar na receita.
4 - Grelhe as costeletas por 5-7 minutos de cada lado ou até que estejam cozidas totalmente. Mantenha-nas aquecidas até a hora de servir. 
5 - Descasque e retire o miolo das maçãs e corte cada uma em 4 pedaços. Derreta a manteiga em uma frigideira e quando estiver formando espuma adicione as maçãs. Salpique o açúcar sobre as maçãs e frite levemente ambos os lados até obter uma coloração marrom-dourada mas mantendo a consistência firme. O açúcar vai caramelizar dando cor e textura às maçãs. 
6 - Decore as costeletas com as maçãs e o agrião e sirva.



Minhas observações:
- Tem que ficar de olho para não cozinhar demais o porco e não ressecar, e também não fritar demais as maçãs, se não ficarão molengas!  


Receita simples, rápida e deliciosa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário