quarta-feira, 20 de março de 2013

Bolo de Fubá



Sabe aquela vontade que as vezes da de comer um bolinho com café no lanchinho da tarde? Pois esse é o bolo certo pra isso! Super rápido e fácil de fazer é uma excelente pedida. E o que mais me chamou atenção nessa receita foi a quantidade reduzida de manteiga, achei até que estivesse errado mas não...

Algumas observações: 
- Aqui em casa faço meia receita porque somos 2 e a quantidade é ideal pro bolo não ficar velho. Portanto estou postando as quantidades para essa meia receita, quem quiser fazer maior é só dobrar as quantidades.

- Uso uma forma de 20cm de diâmetro por 6cm de altura, daquelas com um furo no meio, e serve perfeitamente para a meia receita.

- Sempre meço as quantidades em gramas porque tenho uma balança boa e acho mais simples, gramas serão gramas em todo lugar do mundo e assim fica mais fácil acertar, mas também vou colocar as medidas e xícaras, colheres etc pra quem quiser seguir essa linha.

- Como por aqui é complicado encontrar fubá optei por usar polenta, daquela mais grossinha e o resultado ficou ótimo, porque a polenta além de dar o sabor acabou dando uma textura quase crocante. Também experimentei com a polenta fina, que é mais parecida com o nosso fubá e funcionou tão bem quanto. Portanto não tem mistério nessa parte.


Sem mais delongas vamos ao mais querido:


Bolo de Fubá (1/2 receita)

Ingredientes:

2 ovos separados
160g de açúcar (1 xícara)
120g de farinha de trigo (1 xícara)
60g de fubá (1/2 xícara)
18g de manteiga (1 1/2 colher de sopa)
120ml de leite (1/2 xícara)
20g de fermento em pó (2 colheres de chá)

Como fazer:

- Bater as claras em neve até ficarem bem firmes. Juntar o açúcar e continuar batendo, até fazer um merengue.

- Sem parar de bater, adicione as gemas aos poucos para não separar e logo em seguida a manteiga, o leite, a farinha de trigo e o fubá e continue batendo até tudo estar bem misturadinho.

- Misture o fermento sem bater.

- Coloque na forma untada com farinha e leve ao forno a 180ºC por 30 minutos, ou até estar totalmente cozido (a velha técnica do palitinho)

- Retire do forno e aguarde uns 5 minutinhos para desenformar.



Outras observações:
- O ideal é deixar o bolo esfriar sobre uma grade de resfriamento como essa da foto (ou qualquer outra coisa que sirva como uma grade, uma grelha, por exemplo). Mas pra que isso? você me pergunta. E eu te digo: Isso faz com que o bolo esfrie sem reter umidade, o que pode deixá-lo "empapado" na parte de baixo quando colocado quente direto em um prato. A outra vantagem é que ele esfria mais rápido, não que um bolinho quente seja um problema, né?
grade de resfriamento

- Você pode adicionar à massa um pouco de erva doce, vai muito bem com fubá. Eu adoro mas não ponho porque aqui em casa tenho oposição!

- Experimentei adaptar a receita para fazer um bolo de canela e funcionou super bem. Para a adaptação substituí a quantidade de fubá pela farinha de trigo e adicionei 1 colher de sopa de canela em pó. Ficou uma delícia. Acho que dá para inventar umas variações.


Esse bolinho já virou o queridinho aqui de casa e com certeza estaria no meu caderninho de receitas se eu tivesse um! Bem, acho que está na hora de providenciar!

Bom bolo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário