quinta-feira, 2 de junho de 2011

O melhor Ćevapčići do mundo

Esse era um review em um dos restaurantes bem cotados do Trip Advisor. Como a curiosidade matou o gato e eu, se fosse um, já estaria bem mortinha, tratamos de catar o Bistro Odisej. Me deixei levar pelo "bistro" do nome e logo imaginei um restaurantezinho charmoso... não era nada disso: o Bistro Odisej nada mais era do que um grande botecão. Já que estávamos ali, já meio tarde da noite, com medo de perdermos o jantar, resolvemos encarar, afinal tento não ter preconceito com comida e até sou bem chegada numa comidinha de boteco.

Entramos, sentamos e demos de cara com um cardápio que mais parecia uma sopa de letrinha: tudo em croata. Começamos a catar palavras que já sabíamos a tradução e com a ajuda do meu fabuloso app tradutor conseguimos desvendar alguns mistérios... meio em vão já que a garçonete, vendo nossa cara de interrogação, logo sacou um cardápio resumido em inglês.


A partir daí o problema passou a ser o que escolher. Optamos por experimentar o tal Ćevapčići, que não fazíamos idéia do que poderia ser, e uma versão ele só que com frango. Para beber, por recomendação da garçonete, Karlovačo, cerveja croata levinha, super parecida com as brasileiras.


O prato chegou super rápido. Era imenso, espécie de hamburgão só que em vez de um hamburger, várias "mini kaftas" dentro do pão. E não é que o negócio era mesmo gostoso?! Tinha gosto de Big Bob! Ah sim, e o de frango era bem mais sem graça.

 


Só para clarificar: Ćevapčići (leia Cevapititi) é um legado do Império Otomano, encontrado nos países do sudeste europeu. É considerado prato nacional da Bósnia e Sérvia mas é também comum na Croácia, Montenegro, Eslovênia, Macedônia, Bulgária, República Tcheca, Eslováquia e na fonteira da Itália com Eslovênia (nas províncias de Trieste e Gorizia). Geralmente é feito com carne moída bovina e suina e servido com pão branco, cebola e sal.

Se o Ćevapčići do Bistro Odisej é o melhor do mundo eu não sei, mas que era gostoso, ah, isso sim!

3 comentários:

  1. Thank you kind sir i was pleasantly surprised when i saw this nice review of my family restaurant,obrigado. Andrej kaurin

    ResponderExcluir
  2. I wouldnt recommend eating there again, I heard they put cat's meat in their hamburgers. I got an explosive diarrhea after eating there. Cheerio!

    ResponderExcluir
  3. oh is that Alex Kardas our town idiot? i think it is,youre comments dont count bc diarrhea runs through your blood.everybody in town of Pula knows how fast you are when it comes to running to the bathroom and shitting all over the place no matter what you eat.Did i mention they call him SHAISSTER in our hometown.im pretty sure he is writing this from a bathroom with a horrible smell around him

    ResponderExcluir