segunda-feira, 13 de junho de 2011

Noruega - Flåm

Tem nome de sobremesa mas não é. Flåm é uma vilazinha enfiada no meio dos Fjordes Noruegueses a noroeste de Oslo. Para chegar lá pegamos um trem de Oslo até Myrdal, onde passamos pelas mais diversas paisagens, inclusive numa região coberta por neve e gelo, a quase de 1.000m de altitude onde estava, inclusive, nevando! E olha que estamos no meio da primavera! Nessas condições nada melhor do que devorar um sorvetinho vendo todo gelo lá fora! Lindo demais!



 Diplom-IS é a marca famosa de sorvete na Noruega

O segundo trecho da viagem é uma descida de trem de Myrdal a Flåm pela Flåmsbana, a linha de trem mais inclinada da europa, que vai de 863m ao nivel do mar numa distância de 20.2km. Ao logo das suas dez estações, vinte túneis e uma ponte, paisagens também de tirar o fôlego: montanhas imensas, vales, quedas d'água (inclusive congeladas) por todos os lados!





Chegando à cidade, uma tranquilidade. Como ainda não estamos na altíssima temporada pouca gente estava cirgulando na cidade alimentada pelo turismo. Nos arredores do hotel, mais paisagem bonita. Fez bem para os olhos! Aproveitamos a calmaria para um jantar no próprio restaurante do hotel, onde serviram sopa de tomate e manjericão de entrada, bacalhau fresco ou carneiro servidos com batatas e vegetais, e de sobremesa torta-sorvete. Gostoso.



Me impressionei muito quando olhei o relógio e, às 23h e cacetada ainda tinha luz no céu... É quase o sol da meia noite! Mais impressionante mesmo foi acordar de madrugada e já estar claro de novo! Pra quem gosta do escuro, não é recomendável vir pra cá no verão!


 caminhada em Aurland

catamarã prontinho

No dia seguinte acordamos cedinho e saimos para uma caminhada em Aurland, cidade próxima, antes de embarcarmos para Bergen numa viagem de mais ou menos 5 horas de catamarã pelos Fjordes, de onde escrevi esse post. Nem preciso dizer que fez bem aos olhos o que vi por aqui, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário