quinta-feira, 16 de junho de 2011

Noruega - Sobre Bergen

Saimos de Flåm de catamarã rumo a Bergen navegando pelos belos fjordes... Infelizmente o tempo não estava lá grande coisa e até choveu um pouquinho ao longo das quase 6 horas de viagem de barco mas, ainda assim, as paisagens impressionaram bastante! 


Chegar a Bergen de barco foi uma experiência bacana, pois permitiu uma vista que normalmente não teríamos. No nosso guia da escandinávia, na parte sobre Bergen o capitulo é aberto com as seguintes linhas: "No meio de uma chuva torrencial um turista encontra um menino e pergunta: - menino, aqui chove assim sempre? e o menino responde: - não sei, eu tenho apenas 12 anos."


Com essa fama não esperávamos mais mais do que um céu nublado e até digo que tivemos sorte de não pegar muita chuva! Famas à parte, Bergen é uma cidade bem compacta e nas duas noites que passamos lá conseguimos um bom apanhado geral da vizinhança.

Na área do porto funciona um mercado de peixe muito concorrido por turistas de todas as partes e barraqueiros tentando chamar a atenção de todos os jeitos e em todas as línguas. Por lá a variedade é grande: tem salmão, lagostim, caranguejo, caviar, e baleia defumada. BALEIA DEFUMADA.




baleia defumada na banca de peixe

É uma peculiaridade não sei se só de Bergen ou de toda a Noruega, mas lá toda banca de peixe tinha uns nacos da carne da baleia, bem escura, quase preta. Como ainda era muito cedo não provei no mercado mas no almoço, aproveitando que estava lá no cardápio, como entrada, não deixei passar. A carne veio apresentada em pedaços equivalentes a sashimis, acompanhados de uma geléia bem ácida de frutas vermelhas e creme fresco. O sabor dela pura tinha um fundinho de sabão (!!!) mas misturada com o molho e o creme ficava ok. Não é a coisa mais maravilhosa do mundo e nem a pior, valeu a experiência!

baleia defumada no restaurante

E por falar em especialidade norueguesa, não podia deixar de lembrar do bacalhau. Esse é uma figurinha raríssima por lá. É fácil encontrar o bacalhau fresco (cod) mas o salgado (bacalao) não. Seguimos a recomendação de um norueguês que conhecemos no trem de Oslo para Flåm e fomos ao restaurante sugerido, onde teoricamente comeriamos um excelente bacalao. Comeríamos mas não comemos, já que o restaurante estava fechado. O jeito foi procurar em outro lugar e acabamos encontrando no mesmo restaurante que também nos serviu a baleia. Sobre o bacalhau, a posta em si estava muito boa... o problema é que ela vinha mergulhada em muuuuuito molho de tomate, o que acabou apagando o gostinho bom do bacalhau. A conclusão que chegamos é que o bacalhau é mesmo um produto de exportação com pouco interesse para o mercado interno. Pra comer bacalhau é melhor ir pra Portugal! Até rimou!

bacalhau

depois das experiências gastronômicas andamos pela cidade, fomos até o mirante para ter uma vista do alto, passamos pelas ruazinhas da parte alemã próxima ao mercado de peixe, topamos com o Mc Donald's mais charmosinho que já vi e ainda presenciamos várias paradas militares pela cidade (acho que por conta da independência da Noruega que foi naquela semana) e inclusive uma parada gay, um pouco ofuscada pela chuva, mas bastante animada!


 Mc Donald's





Por fim, ates de irmos para o aeroporto, com o objetivo de gastar as ultimas coroas norueguesas, que não nos seriam mais úteis na Suécia, arrematamos um pote de caviar com desconto no mercado! Bom negócio!


Com os bolsos esvaziados com louvor e com a missão noruega-baleia-bacalhau-caviar cumprida, hora de seguir para Estocolmo.

Um comentário:

  1. Eu amei Bergen!!!!!!! Ainda preciso me organizar pra fazer posts sobre a Noruega! Dos países escandinavos, foi o que mais gostei em geral! E Bergen é fofíssima com suas casinhas coloridas! Lembro desse Mac Donald´s que achei super fofo!!!!! Chegamos com um pouquinho de chuva, mas no dia seguinte não choveu! Incrível para uma cidade onde há chuva durante 300 dias por ano, né? Um grande beijo, amei ver suas fotos!

    ResponderExcluir