sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cuscuz de Tapioca


Arrumando o armário de alimentos da cozinha descobri, escondido lá no fundinho, um saco de tapioca que trouxe do Brasil da última vez que estive por lá. Como a coitada da tapioca já estava até vencida resolvi tentar a sorte e fazer um cuscuz com coco, que eu simplesmente adoro! Dei um telefonema importantíssimo pra casa da minha mãe para falar com a Carla, baiana arretada que trabalha com ela e que faz um cuscuz que é um espetáculo. A receita foi passada pelo telefone, e como ela faz também muito "no olho" me passou as medidas aproximadas... daí usei minha intuição para misturar tudo e fazer funcionar. Aviso aos navegantes: é preciso acreditar! O resultado ficou bem bacana!


Fiz meia receita porque, né, tapioca vencida, fazendo pela primeira vez... e aqui em casa basicamente só eu que como então fui cautelosa. Pra quem estiver se sentindo confiante e quiser fazer a receita inteira é só dobrar as quantidades, simples assim!

Ingredientes: 
- 250g de tapioca
- 500 ml de leite
- meio coco ralado
- 250g de açúcar (achei muito e fui colocando aos poucos e provando... devo ter usado uns 150 gramas, mas recomendo que prove mesmo... até porque gosto de caprichar no leite condensado pra servir e por isso prefiro que o cuscuz não seja muito doce)

Como fazer:
- Coloque a tapioca já no recipiente em que será servido o cuscuz, um pirex alto faz bem o serviço.
- Junte quase todo o coco ralado, deixando uma sobrinha para decorar.
- Levar o leite ao fogo até que fique morno/quente. O segredo é misturar o leite com os outros ingredientes com as mãos, então tenha isso em mente para avaliar a temperatura do leite: se estiver muito frio não vai amolecer a tapioca, se estiver muito quente vai queimar suas mãos.
- Adicione o leite à tapioca e o coco, misturando com as mãos. Adicione o açucar aos poucos, provando sempre até estar ao seu gosto. Continue misturando bem, garantindo que cada pedacinho de tapioca esteja bem molhado com o leite.
- Tampe o pirex com uma tampa ou pano de prato e embrulhe o pirex num pano de prato, para manter aquecido e deixe descansar.
- Quando estiver quase pronto, ou seja, quando quase todo o leite tenha sido absorvido pela tapioca, pegue um garfo e "desfie" o cuscuz, soltando os grãos para que ele fique macio. Aí depois "penteia" tudo de novo no ligar, alisa direitinho sem compactar e deixa descansar mais, até esfriar totalmente. Quando estiver totalmente frio já pode servir, mas eu recomendo colocar um pouco na geladeira para dar uma resfriada e ficar mais firme.
- quando estiver prontinho coloque o restante do coco ralado por cima para decorar e pode servir!
- Aí é só colocar o leite condensado por cima na hora de servir e correr pro abraço.

Detalhe da textura: fica bem "soltinho" porém firme, não é aquele bloco engomado que as vezes encontramos por aí
e pra finalizar, com bastante leite condensado, do jeito que eu gosto!
Minhas dicas:
- Misturar o cuscuz com as mãos é importante, porque só assim você vai conseguir sentir se ficou alguma tapioca empelotada e sem leite.
- Tenha paciência. Eu não coloquei direitinho os tempos porque realmente não prestei atenção nisso na hora que fiz... simplesmente ia lá, dava uma olhada e avaliava a quantidade de leite que tinha sido absorvida.
- Quanto mais o tempo passa mais firme ele vai ficando.

Se alguém fizer me conta, ok?

Um comentário:

  1. Oi Milena! To indo pra cozinha confiante hein!!! :) oh a respinsabilidade... Hehehe
    Depois volto pra contar se ficou bom

    ResponderExcluir