quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tromsø - Aurora Boreal


Gente, andei um pouco sumida daqui mas foi por uma boa causa: estava na Itália correndo atras da minha cidadania e aproveitando para passear e comer muito, é claro! Já de adianto que me apaixonei pelo país e pretendo lançar uns posts sobre alguns lugares que conheci! Mas antes vou terminar de contar sobre a Noruega!

----------------------------------------

Tromsø é a segunda maior cidade e área urbana ao norte do círculo polar ártico.Chegamos de navio e logo no desembarque fomos agendar um tour para ver a aurora boreal, o que nos motivou a chegar tão ao norte do mundo! Como a visualização deste fenômeno marvilhoso depende da alta atividade solar e condições atmosféricas ideais, decidimos não deixar passar nenhum dia.

bye bye navio! Tromsø era só neve!
Na mesma noite em que chegamos já nos juntamos a uma excursão e partimos num ônibus para o meio do nada. Por lá esperamos bastante tempo até que uma discreta aurora apareceu no céu. Neste dia a atividade solar estava baixa e o céu bastante encoberto, o vento fortíssimo varria a neve que batia no rosto como areia e aumentava (e muito) a sensação de frio... bem desagradável!

Apesar de termos visto a aurora, confesso que fiquei um pouco decepcionada. Talvez porque o espetáculo da aurora não foi dos melhores, ou porque o céu não estava aberto, mas aprendemos que a aurora é muito mais viva e colorida quando fotografada [requer uma superexposição de pelo menos 20 segundos. no tripé, para capturá-la] e é bem estática [estamos acostumados a ver vídeos em que ela parece "dançar" mas é só a ilusão criada pelo time lapse que costuma ser feito nesses videos]. A olho nu, dependendo da intensidade ela pode ser facilmente confundida com uma nuvem, e foi basicamente isso que vimos nesta noite. Mas não foi de todo ruim: aprendemos a fotografá-la com a ajuda do guia e também a identificar o fenômeno no céu.

apesar de bastante viva na foto, a olho nu esta aurora estava quase branca, mal se notava o verde.
Com a experiência desta excursão resolvemos procurar a aurora por conta própria. Ficamos o tempo todo monitorando a atividade solar através de um site específico e também a meteorologia.

A maior incdência de auroras é por volta de meia noite, lógico que não é regra mas aumenta as chances estar de olho em torno disso. Viajamos em meados de fevereiro, no auge do inverno, o anoitecer acontecia por volta das 16h, o que tornava a espera pela aurora bastante cansativa.

Como na nossa segunda noite a atividade estava baixíssima e nevava muito resolvemos não sair e descansar.

Na terceira noite os dados indicavam uma boa atividade solar e, apesar da neve que caia, resolvemos sair para ariscar, afinal era nossa última chance já que iriamos embora no fim da tarde do outro dia. Nos equipamos com as roupas mais quentes, tripé na mochila e botamos o pé na rua por volta de 22:30, seguindo de ônibus até um parque um pouco afastado do centro da cidade onde a quantidade de luz no entorno era bem reduzida, o que pra nós era ideal.

a espera na beira do lago coberto de neve

O parque tinha um grande lago no centro, obviamente congelado e coberto de neve. Andar pelo parque era uma aventura já que fora das trilhas a neve atingia profundidades bem grandes! Apesar de ter ficado bem preocupada e com um certo medinho de estar andando por um parque cheio de árvores, no meio da noite, num frio desgraçado, isso logo passou quando cruzamos com muitos moradores passeando seus cachorros por lá.

o parque, coberto de neve

Arranjamos um lugar para ficar, na beira do lago, onde pudéssemos ver bem o céu. Estava nublado mas  em algumas ocasiões o céu limpava. Não ventava, o que melhorava a sensação térmica, aliás estávamos tão bem equipados que em momento algum sentimos frio. Um silêncio... O tripé montado, a câmera posicionada. Apesar da escuridão os olhos já estavam acostumados e o branco da neve fazia o ambiente ficar curiosamente claro. Os olhos vidrados no céu e de repente ela veio: uma aurora linda, realmente verde, apareceu no céu. Ficamos admirando em silêncio... Durou o tempo de ficar nublado novamente mas valeu cada segundo. Sim, ela pode ser realmente verde a olho nu e sim, é emocionante!

quando o céu abriu a aurora apareceu na câmera. esta não estava visivel a olho nu!

Ficamos mais um tempo na esperança de mais um pouco e fomos ainda brindados por uma aurora super viva e veloz, que "dançou" no céu por uns 5 segundos e desapareceu. Sim, ela pode também se movimentar rapidamente!

nós no parque
mas aos poucos ela foi ficando mais intensa e realmente verde!

essa passou correndo pelo céu!

Ainda ficamos um tempo esperando mas continuou nublado e decidimos voltar para o hotel, caminhando ladeira abaixo, com uma sensação maravilhosa de ter visto um espetáculo da natureza realmente emocionante, mesmo que por breves instantes, mesmo que não em todo seu potencial. Toda a decepção do primeiro dia ficou para tras e realmente vimos o que esperávamos: cor a olho nu, algum movimento.

Gostaram? No próximo post vou falar um pouco mais sobre Tromsø, que além de ser um dos melhores lugares para ver a aurora boreal é também uma cidade cheia de atrativos!

até a próxima!


3 comentários:

  1. Milena, mesmo não tendo sido aquele espetáculo que a gente vê nas fotos profissionais, senti um arrepio ao ver as suas imagens e fiquei emocionada! Deve ser uma experiência emocionante mesmo!!!! Fico imaginando quantas vezes os moradores da cidade já viram a aurora! Mas morar tão longe de tudo não deve ser fácil, rsrsrs! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Milena, se tiver tempo e vontade, que tal contar a sua experiência com a aurora boreal lá no Bonfa Convida???? Eu adoraria e estou torcendo pra vc aceitar o meu convite! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Milena, estou vindo lá da Katia.

    Deve mesmo ser uma emocao sem fim, pois só de te ler e ver as fotos de vcs já fiquei arrepiada.

    Mas olha, te confesso, eu sou uma carioca de sol, nao iria agüentar de jeito nenhum toda essa neve, rs.

    Eu vivo na Alemanha e para o meu lado quase nao cai neve e mesmo assim quando cai, depois de passar a primeira emocao, pra mim é só frio mesmo.

    Eu fico impressionada como existem povos que sobrevivem e fazem do gelo maravilhas em suas vidas. Tudo tem a sua beleza.

    Um grande abraco e um delicioso fim de semana

    ResponderExcluir