quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tromsø - A cidade

Já que falei sobre a Aurora Boreal no post anterior, agora vou contar o que fazíamos em Tromsø enquanto não estavamos atrás dela!

A cidade me surpreendeu pelo tamanho. Estava esperando encontrar um vilarejo enfiado no meio do nada e acabei encontrando uma cidade desenvolvida e muito viva, cheia de atrativos!
a catedral de Tromsø
area portuária com as casinhas de madeira tradicionais da Noruega
O centro é bem compacto e facilmente conhecido a pé. Difícil foi não escorregar em algumas calçadas escorregadias! A neve é presença garantida no inverno e o chão fica todo coberto, inclusive o asfalto! Todos os carros usam pneus especiais [com umas tachinhas de metal] e vimos alguns ônibus com correntes nos pneus!

Alô? 
Visitamos Catedral Ártica, que tem uma arquitetura toda diferente. Infelizmente ela estava fechada e não pudemos visitá-la por dentro... apesar de que acho que é mais interessante por fora mesmo!

Catedral Ártica vista de lado
Catedral Ártica de frente
Perto da catedral é possível pegar um bondinho até um mirante, de onde se tem uma boa vista panorâmica da cidade. Alguns aventureiros experientes se arriscam fazendo ski/snowboard off-piste, e é comum cruzar com esquiadores pelo caminho! No alto da montanha vale a caminhada pela imensidão branca. A neve fofa e profunda as vezes se torna um desafio a mais! Mas lá em cima a gente teve a confirmação de que estava mesmo no polo norte!

aguardando o bondinho e observando os esquiadores surgindo da montanha!
Vista panorâmica da cidade, e o vento varrendo a neve!
Ventando pra valer!
afundar na neve as vezes era inevitável! aqui aquelas "raquetes" acopladas as botas seriam ideais! 
imensidão branca
Também visitamos o Polaria, um museu/aquário que não é nada espetacular mas valeu a visita pelo video exibido sobre a aurora boreal e a alimentação das focas!

Polaria e sua arquitetura interessante


as focas sendo alimentadas e fazendo fofuras no aquário

Reservamos um dia para ir ao Villmarkssenter, próximo a Tromsø para uma sessão muito legal de Dogsledding, o famoso trenó puxado por cachorros! O lugar é gigantesco e eles tem muitos cachorros. É possível "pilotar" seu próprio trenó e Marcelo foi guiando. Eu preferi não arriscar e fui de carona! É muito interessante que eles explicam exatamente qual a função de cada cachorro que puxa o trenó e o posicionamento deles. Tem os cachorros de força, de direção, os líderes... tudo bem organizado! 

os cães
ela não parece se importar nem um pouco com a neve!


Amistosos e fedidos! :)
não resisti ao filhote

uma pausa pra descansar!

No final do passeio é servido um almoço Sami [que foi um ensopado de rena com vegetais] numa tenda.

A tenda por fora...
...e por dentro
No ultimo dia resolvemos experimentar o cross-country, atividade típica norueguesa que é um ski mas onde os calcanhares ficam soltos e não é preciso estar numa ladeira, então você caminha com os skis no pé. Aí anda-se no plano, na descida e até na subida. É a atividade de inverno preferida dos Noruegueses, que caminham quilometros e quilometros com os skis no pé! E é para todas as idades, tipo caminhar no calçadão da praia! :)

Cross country
Eu particularmente não gostei, achei difícil e cansativo... talvez com a prática fique mais divertido... ainda por cima caí de bunda no chão e fiquei com o cóccis dolorido por diiiiiiias! Mesmo assim valeu a experiência!

Depois do cross country, pegamos o avião de volta para Oslo, onde ainda passamos mais três dias agitadíssimos, com direito a surpresa nos 45 do segundo tempo da volta pra casa!

Conto no próximo post!






Um comentário:

  1. Milena, que delícia de post!!!! Preciso mostrar isso pro Marcelo. Essa caça à Aurora Boreal faz parte dos nossos planos para o futuro! Deve ser um espetáculo inesquecível e quase surreal! Eu vejo fotos de neve e acho de uma beleza incrível! Nem penso no frio! Um grande beijo!

    ResponderExcluir