quinta-feira, 10 de maio de 2012

Trondheim - Tromsø

Trondheim ficando para tras
Em Trondheim embarcamos no navio rumo a Tromsø. A Hurtigruten, companhia que faz esta rota, não é exatamente de cruzeiro, na verdade é um meio de transporte mesmo, com compartimento para carros, e para em muitos portos pelo caminho, embarcando e desembarcando mantimentos etc. A viagem durou 2 noites.

e o sol brilhando
Quando chegamos ao porto nevava e ventava muito, mas depois que nos instalamos na cabine e fomos conhecer o navio, já estava sol. São Pedro estava mesmo afim de trabalhar no modo shuffle. Melhor assim!
o termometro que não sentia frio


O navio era bem confortável e quentinho, mas do lado de fora o frio era desumano... Mesmo assim, sempre que ouviamos pelo auto-falante um anúncio de coisas interessantes corríamos pro deck! Um tira-e-bota de luva/cachecol/gorro/casaco que vou te contar! Apesar do termômetro não marcar temperaturas tão baixas a sensação térmica era de muito muito frio.

um farol
Como navegamos sempre relativamente próximo à costa a viagem correu sem muita "turbulência", com exceção da primeira noite em que o mar resolver não cooperar e o navio jogou, e jogou bem! Confesso que mesmo sem nunca ter tido medo de andar de navio, nesta noite senti um certo desconforto... mas, como não adianta nada desesperar nessas horas, tentei relaxar e confiar na experiencia da tripulação, que deve estar mais do que acostumada a fazer este percurso, já que todos os dias tem um navio fazendo este mesmo roteiro. Vamos em frente!
a janela da cabine
quanto mais ao norte mais branquinho
Quanto mais ao norte, maiores as nossas chances de ver a aurora boreal. E navegando, como fica mais escuro em volta, ainda melhora a visibilidade. Ficamos ansiosos com isso, conferindo a atividade solar e tudo estava perfeito, mas, com o céu muito nublado e nevando sem parar não conseguimos ver nada.

e umas paisagens muito lindas!
No segundo dia de navegação aproveitamos uma parada mais longa do navio para dar uma olhadinha em Bodø. Cidadezinha, bonitinha, nevadinha... Valeu a descida pela chance de pisar em terra firme, pelo sanduiche do Subway e por este stencil "love hurts" que fotografei na volta pro navio!

street art
e a neve caindo! mal se nota o navio ao fundo!

Na nossa segunda noite mais expectativa de aurora boreal... mas, de novo tempo ruim e muita neve. Mesmo tendo habilitado o serviço de anuncio na cabine, caso alguma atividade fosse avistada mesmo que fosse na madrugada, acordei diversas vezes para checar na janela. Lá fora só neve. Sem aurora boreal no céu.

Quando acordamos no terceiro dia, já haviamos cruzado o círculo polar ártico. Estávamos oficialmente no polo norte. Faz parte do entretenimento do navio o "batismo", que consiste numas figuras fantasiadas de Netuno, rei dos mares, que generosamente joga uns cubos de gelo nas nossas costas, por dentro da camisa. Lógico que participa quem quer, mas como recompensa ganhamos um certificado com a data em que cruzamos o círculo polar. Vale a brincadeira!

eu levando gelo com muita água gelada dentro da camisa...
...só pra ganhar o certificado!
Enfim chegamos a Tromsø, o ponto alto da viagem. A maior parte das nossas atividades aconteceram por lá. E a cidade é cheia de atrativos! Conto mais no próximo post!

nosso navio "Richard With" em Tromsø

Nenhum comentário:

Postar um comentário