quinta-feira, 3 de maio de 2012

Oslo - Trondheim


Partimos de Oslo bem cedinho em direção a Trondheim. A via férrea que liga as duas cidades é chamada de Dovre e é, segundo a companhia de trem norueguesa NSB, uma das mais bonitas da europa, o que pode ser realmente constatado pelo video promocional da companhia.


Optamos por pegar o primeiro trem para aproveitar a luz do dia, porém como viajamos no inverno a paisagem não mudou muito: lagos e rios congelados e muita neve ao redor. Bem bonito, mas sem muita variação. Era muita neve!

da janela do trem
Fizemos um upgrade quando compramos as passagens e por alguns NOKs a mais tivemos direito a internet e bebidas quentes grátis durante as 6h40m de viagem. Apesar de ser possível comprar os bilhetes em cima da hora, é recomendável que se faça com uma certa antecedência porque o desconto é muito bom. Fica a dica!

Chegamos a Trondheim cerca de 15:00, com um tempo meio nublado. Diferente de Oslo, onde as calçadas, apesar da neve, estavam sempre livres do gelo, em Trondheim andar sem escorregar era um desafio. Bom, isso para nós, já que os noruegueses pareciam ignorar as condições escorregadias e caminhavam normalmente... cruzamos até com alguns praticando corrida! A prática é tudo, né!

Deixamos as malas no hotel e saimos para tentar tirar algum proveito da cidade, já que ficaríamos somente uma noite e já no dia seguinte ao meio dia embarcaríamos para o próximo destino. O lance foi encarar o gelo e seguir em frente! O acidente era inevitável e não demorou pra eu escorregar bonito e cair de bunda no chão! Acontece! Vamos em frente.

catedral
detalhe da fachada

Trondheim já foi a capital da Noruega e tem um porte maior do que eu imaginava. Visitamos a bonita Catedral por fora, porque já estava fechada, e demos uma volta pelas pontes até chegarmos a um castelo, que estava fechado também, mas de onde pudemos ver bem a cidade do alto.

arquitetura bem típica na beira do rio 
beira do rio
Trondheim do alto
Sem muito mais o que fazer e cansados da viagem, voltamos ao hotel para tentar aproveitar a manhã do dia seguinte, esperando uma boa colaboração de São Pedro com um lindo dia de sol... Não rolou, apesar das preces o dia amanheceu com muita neve e vento, nada convidativo ao passeio. Ainda recebemos um telefonema da companhia de cruzeiro dizendo que nosso navio não iria poder atracar no porto planejado por conta do forte vento e que deveríamos ir a um outro porto para o embarque. Como este outro porto era lá na casa do chapéu, resolvemos cancelar o passeio matinal e encarar uma caminhada com mochila nas costas, vento forte e neve na cara para pegar nosso navio Hurtigruten com destino a Tromsø, assunto para o próximo post!

nosso navio no porto. que situação!

E Trondheim ficou para tras, um tanto prejudicada pelo pouco e mau tempo. Acontece!

3 comentários:

  1. Que delícia companhar essa viagem!!!!! Amei a catedral e as casinhas à beira do Rio! Quero saber sobre a Aurora Boreal!!!!! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Milena, Amei seu blog e hoje me encontro em Trondheim e legal ouvir vc falar de tudo pq realmente confere!!!
    Muito bom acompanhar essas emoções principalmente onde não estive ainda gostaria da sua descrição que foi perfeita para Trondheim...
    Fiquei até com vontade de seguir seu exemplo pois me senti muito inspirada!!! Arte, Cultura, Gastronomia e Gente... não há combinação melhor!!! Beijo grande! Lilian Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lilian! São comentários como o seu que me fazem querer continuar compartilhando minhas aventuras pelo mundo! Espero poder continuar inspirando! Beijos!

      Excluir