sexta-feira, 27 de abril de 2012

Oslo, 2012

Prefeitura


Oslo foi nossa primeira parada. Decidimos ficar duas noites po lá antes de pegarmos o trem para Trondheim, para não ficar corrido e também matar as saudades da cidade, que visitamos ano passado.

Nos hospdamos na casa de um amigo (obrigada João!), na região de Torshov, a 10 minutos do centro pegando o trikk (bonde). 

Para a nossa alegria a cidade estava toda branquinha, havia nevado recentemente, e fazendo sol, céu azul. Perfeito. Assim pudemos ter uma visão totalmente diferente da cidade, já que na viagem anterior a visitamos na primavera e com o tempo meio chuvoso.

Começamos pela Opera de Oslo, que tem uma arquitetura incrível. De lá pudemos ver que parte do mar estava congelado! Apesar de toda a neve e congelamentos, o bom equipamento para o frio, o sol e a ausência de vento criaram um clima delícia, sem sentir nem frio e nem calor! 

Uma parte da água congelada
Opera de Oslo
Opera de Oslo

De lá seguimos de trikk para o parque de esculturas Vigeland, localizado dentro do grande Frogner Park, que me encantou desde a primeira visita debaixo de chuva e que dessa vez, nevado e com sol, ficou ainda mais bonito. As esculturas são incríveis e muito expressivas. Simplesmente vale a visita!

Portão de entrada do parque
ali tem um lago coberto de neve!
Esculturas
Uma vista do parque
Esculturas de pedra, muito expressivas
Eu e minhas amigas! :P
O lindo parque

De lá pegamos novamente o trikk e seguimos para Aker Brygge, uma "calçadão" na beira d'água, cercado de shoppings, restaurantes, bares. É um lugar muito agradável para um passeio descompromissado no fim da tarde e de onde se tem uma boa vista do castelo e da prefeitura.

O castelo
De aker Brygge esticamos a pé até os mutos do castelo, de onde curtimos o final da tarde e o calor tímido do sol se pondo.

Fim de tarde

fim de tarde

Como não estávamos hospedados no centro, a melhor maneira de chegar até lá era pegando o trikk, que é também um ótimo meio de transporte para conhecer a compacta cidade. Apesar do bilhete unitário não ser muito barato, ficando mais dias e pretendendo se locomover mais usando transporte, vale considerar o bilhete semanal, que dá direito a viagens ilimitadas em bonde, metro e ônibus. 

Apesar do centro ser bastante compacto, podendo ser conhecido todo a pé, Oslo também tem atrações mais afastadas como a estação de esqui e a pista de saltos, que ficam a mais ou menos quarenta minutos de metro saindo do centro, e o museu do Edvard Munch, que apesar de não ser muito longe do centro é um chão pra fazer a pé. 

Essas atrações deixamos para visitar no final da viagem, antes de voltarmos a Londres, então falo mais delas mais pra frente!

Até o próximo destino!!







Um comentário:

  1. Milena, que saudades de Oslo! Eu amei o parque Vigeland e acho que as esculturas foram as mais expressivas que já vi na vida - algo impressionante mesmo!!!!! Suas fotos estão lindas! Beijão!

    ResponderExcluir