sexta-feira, 22 de abril de 2011

Do jardim


Aproveitando o calorzinho que tem feito com a chegada da primavera, resolvi dar uma geral no jardim. Moro no térreo (abaixo do nível da rua) de um predinho vitoriano de 4 andares e por isso temos o privilégio de ter quintal. O que acontece é que com o inverno e o frio de rachar que faz do lado de fora, o jardim acaba ficando negligenciado. Umas semanas atrás pus as mãos na terra e fiz uma boa faxina nele. Nossa terra é meio sem vergonha e tem muita vegetação "praguenta". Passei com a enxada e tirei todas, limpei a terra, fertilizei, reguei e joguei umas sementes de grama. Se vai nascer não sei, mas atualmente o jardim é uma terra só, o que faz o gato muito feliz pois assim ele pode ficar rolando de um lado pro outro levantando poeira!

A verdade é que essa faxina me animou a dar uma geral também na varandinha, que é na verdade a parte externa que mais frequentamos, onde tem a mesa e a churrasqueira, sempre prontas! Já cultivava algumas ervas na cozinha, e aí achei que agora, com temperaturas mais amenas, poderia transferir tudo pro lado de fora. Por enquanto elas estão indo bem, mas como não tenho dedo verde não sei até quando vão durar!

Na onda de comprar móveis, trouxemos para casa essa estante de metal da primeira foto para ajudar a organizar as ervas. Aqui ficam a cebolinha, hortelã, manjericão, salsa e coentro, além das florezinhas decorativas.





O alecrim vai muito bem, fica na janela que é onde bate mais sol e tem tudo para crescer (diz na instrução que pode chegar a 1m de altura!!)


Ainda na cozinha, no berçário, plantei sementes de pimenta e tomatinhos que estão crescendo super bem. Ainda estou pensando para onde vou tranferí-los! Também plantei cenouras do lado de fora, mas como essa terra é muito ruim e cheia de pedras não acredito que irão nascer. :(





A parte boa disso tudo é poder contar sempre com temperos frescos ao alcance da mão! Tomara que durem bastante, pelo menos até o próximo inverno... Já as flores de plástico não morrem, já diziam os Titãs!

7 comentários:

  1. Mi, uma sugestão de plantinhas para o seu jardim: hortelã.

    Eu plantei uma mudinha no verão passado e ela incrivelmente resistiu ao terrível inverno britânico!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Tem que cantar para o alecrim: "alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem se semeado..." ;-)

    ResponderExcluir
  3. adoro! nas minhas ferias eu tambem dei uma geral no jardim aqui de casa..arranquei raizes velhas e pus uma azalaea, uma trepadeira e um coqueirinho no lugar..ta indo bem e crescendo! foda eh q chega la pra novembro e as plantas voltam a estaca zero ne? chatice

    ResponderExcluir
  4. Hortelã eu tenho! E é uma das mais resistentes mesmo!!!
    Cantar pra planta já é demais, né Juliana! Boto água, digo olá e tá bom!!!
    Quero ver esse jardin do Jdavies, daqui a pouco estaremos trocando mudinhas! Aliás, acho que stou com excesso de pimenta, quando crescer um pouquinho mais faço um a doação pro jardim de vocês. É bom pra afastar mau olhado!!

    ResponderExcluir
  5. OI Milena! Já te disse que esse é o nome da minha filha?
    Aqui é a Júlia do deliciasdacozinhaladecasa.blogspot.com
    Olha só, vou para Londres em Junho, alguma dica pra quem vai com uma criança de 2 anos? Alguma dica de bairro para ficar? Estou vendo o Novotel waterloo, será que é bom?
    Manda email pra mim quando tiver tempo???
    julia@aiolfi.com.br

    brigadão!

    bjos
    Jú!

    ResponderExcluir
  6. Brigadão Milena!!! Estou aguardando seu email!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Milena, eu adoraria ter um jardim de temperos em casa, mas já matei todas as plantinhas que tive, chuif! Acho que sou negligente com elas. Mas gosto muito do cheirinho do alecrim, manjericão e hortelã frecos!!!!! Seu quintal deve ser bem charmoso mesmo! Beijão!

    ResponderExcluir