sábado, 16 de abril de 2011

Com açúcar, com afeto


O post de hoje vem doce depois de um tempinho sem bater ponto por aqui, coisas da vida! Depois que fiz o Victoria Sandwich de dois posts atras fiquei com uma sobra de geléia de framboesa empacada na geladeira. Aí lembrei do bom e velho cheese cake do Jamie Oliver que já é um favorito aqui em casa. Na receita ele recomenda fazer a cobertura de framboesa com açúcar, mas por preguiça e porque essa geléia que uso (francesa) é uma delícia, substituo a cobertura e fica um luxo só.

Aliás, essa receita já sofreu algumas alteração ao longo do caminho... O Jamie tem obsessão por laranja e limão então tem que tomar muito cuidado com as quantidades que ele recomenda. Neste cheesecake, por exemplo, achei a quantidade muito grande e da primeira vez ficou uma laranja só... aí fui reduzindo e hoje em dia já não uso mais nem o limão e nem a laranja porque gosto de sentir o gostinho da baunilha misturado com a framboesa. Mas isso vai do gosto de cada um.

Outra coisa que reduzi foi a quantidade de manteiga na massa. Não por motivos de saúde, não, amo manteiga e um dia ainda morro disso, mas porque achei a massa muito dura quando esfriou. Hoje em dia, como já sei o comportamento da massa quente e fria, vou no olhômetro mesmo, adicionando manteiga aos pouquinhos. É uma questão de erro, acerto e um tantinho de intuição. Além do mais, tenho usado potinhos individuais em vez da forma grande desmontável. Acho mais prático na hora de comer, é só pegar na geladeira e pronto. Para isso o ideal é ter uma massa menos dura mesmo, porque fica mais fácil de pegar... além do mais não tem o problema da fôrma da massa ficar fofa e a torta desmontar na hora de servir. Recomendo.

No mais a receita é super simples, rápida e pouco trabalhosa. Não vai ao forno e é bem cremosa. Vale experimentar! A receita leva no mínimo duas horas para estar pronta pra servir, por isso reserve um tempo para prepará-la com antecedência se estiver planejando serví-la como sobremesa de um jantar.


Cheesecake de Baunilha com cobertura de framboesa (para 8 pessoas)
(outras frutas que funcionam: cereja, morango, mirtilo, damasco...)


Ingredientes
150g manteiga cortada em cubos, mais um pouco para untar a forma
200g biscoito maria, maizena ou outro (da ultima vez usei biscoito de leite maltado e ficou delícia)
100g aveia em flocos
1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato/essência de baunilha
600g de Philadelfia cream cheese
150g açúcar
300g de creme de leite fresco
1 limão
1 laranja

Método
• Unte uma forma desmontável de 23cm.
• Envolva os biscoitos em um pano de prato e bata até obter farelos finos (ou use um processador de alimentos, é mais rápido)
• Coloque uma panela em fogo baixo, adicione a aveia até dourar. Adicione a manteiga e o biscoito. Misture com uma colher de pau até combinar.
• Retire do fogo e passe para a forma. Espalhe bem no fundo e delicadamente aperte com as costas de uma colher para que fique denso e liso. Deixe na geladeira por 1 hora.
• Se estiver usando a fava de baunilha, divida ao meio no comprimento e raspe as sementes.
• Coloque o cream cheese num recipiente, adicione a baunilha (sementes ou extrato), açúcar, raspas de limão e laranja e o suco de 1 limão. Misture bem até ficar homogêneo e leve.
• Em outro recipiente bata o creme de leite fresco até obter leves "picos" (virando o pote de cabeça para baixo não deve cair). Cuidado para não bater demais.
• Junte metade do creme batido à mistura de cream cheese e misture. Depois adicione a outra metade e junte levemente.
• Adicione o creme à base, suavemente, utilizando as costas de uma colher ou espátula. Coloque na geladeira por pelo menos uma hora.
• Na hora de servir adicione a calda ou geléia.


Essa é a receita tal qual está no livro "Jamie's Ministry of Food". Como disse anteriormente, adaptei ao meu gosto com o tempo, então fique à vontade para experimentar variações.

E pra acompanhar, uma música que adoro e que já tinha ouvido na voz de Bethânia, Nara Leão e do próprio Chico Buarque, mas nunca com a Fernanda Takai. Gostei! Com açúcar, Com afeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário