segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pula, Croácia


Pula foi nossa cidade base na Croácia. Chegamos por ela, alugamos um carro e de lá fazíamos os passeios pela Istria. Tudo é bem pertinho então essa foi uma boa opção. Pula é a maior e mais importante cidade da região e tem uma vida independente do turismo, com tradição de fabricação de vinhos, navios e pesca.

Anfiteatro, onde acontece o festival de cinema de Pula no verão


Quando a região da Istria foi conquistada pelos romanos, Pula teve um crescimento enorme e chegou a ser um significante porto romano. Durante a guerra civil de 42 AC a cidade foi demolida mas, logo depois, reerguida. Muitas das construções ainda estão de pé até hoje, como o anfiteatro, mais conhecido com o Arena de Pula, construido entre 27 e 68 DC, o Arco de Sérgio e o Templo de Roma e Augusto.

Arco de Sergio

Templo de Roma e Augusto, na praça principal da cidade, à esquerda da prefeitura.

Além das belas construções e de toda essa história, o clima ameno, mar calmo e natureza bastante preservada, a torna um destino de verão perfeito. Lá as praias são de pedrinhas, o que faz muita gente torcer o nariz. Já eu adorei essa história, acho areia um saco e achei divino pegar sol e mergulhar sem ficar com areia até a alma. Além das praias, os paredões de pedra são "quebradinhos" formando várias escadinhas, o que permite descer até o nível do mar, escolher uma pedra bem plana e lisinha e aproveitar um pedacinho de mediterrâneo particular. Perfeito.





Com esse mar verdinho e cristalino quem resiste? Nem a água fria impediu um bom mergulho!

3 comentários:

  1. Que lugar lindo! Quero fazer a costa da Croácia de carro no ano que vem! :)

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Estou pensando em ir para Pula no mês que vem, mas tinha visto algumas fotos e não tinha achado tão bonito.
    Vou ficar apenas 4 dias, então não daria pra alugar carro e andar muito por lá... Você acha que compensa ficar só em Pula?
    Essas fotos do post são de qual praia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, Pula é uma cidade muito pequena e compacta, acredito que em 2 dias você já a tenha conhecido bem. Dependendo de onde você va ficar vale a pena alugar o carro sim. Nós ficamos em um hotel que faz parte de um complexo na Verudela, que é um pouco distante do centro histórico (tem que pegar ônibus ou taxi) e faiamos tudo de carro.

      Essa praia da foto é próxima ao hotel, na verdade não são praias exatamente, mas como é possível descer pelas pedras com certa facilidade, isso acaba criando vários pontos de mergulho.

      Há também uma reserva ecológica na área de pula chamada Premantura que também é muito bonito, mas lá só de carro mesmo. Boa viagem e tenho certeza que você vai gostar muito!

      Excluir