domingo, 30 de janeiro de 2011

Cookies feitos em casa

Já que falei do livro novo, hora de contar como foi a primeira experiência com uma receita dele.

Escolhi uma bem facinha e principalmente que usasse ingredientes que já tivesse em casa porque com o frio que anda fazendo não fico animada para ir ao mercado.


Folheei para lá e para cá e acabei parando nos cookies, rápido de fazer e ótimo para beliscar com um cafezinho na hora que bate aquela fominha da tarde.

Com os ingredientes à mão, comecei e terminei os trabalhos sem muita sujeira, o que é ótimo já que odeio lavar louça e limpar bagunça. E além de tudo, ficaram uma delícia!


Como é muito facinho vou deixar a receita aqui:

Ingredientes:
- 75g manteiga sem sal
- 60g de açúcar
- 1 ovo grande, batido
- 175g de farinha com fermento, peneirada
- 1/2 colher de cha de essencia de baunilha
- 1-2 colheres de sopa de leite
- 75g chocolate amargo (minimo 60% cacau) picado grosseiramente
- 75g chocolate ao leite  picado grosseiramente
- 50g castanha do pará picada

Como fazer:
- pre-aqueça o forno a 180ºC e unte um tabuleiro com manteiga
- bata a manteiga e o açucar até ficar "leve"e solto
- adicione o ovo
- junte a farinha peneirada
- bata bem e junte a essencia de baunilha
- misture com a mão adicionando o leite aos poucos, em quantidade suficiente para criar uma massa maleável mas sem ficar grudenta
- adicione o chocolate e a castanha distribuindo sobre a massa
- abra a massa com uma espessura de aproximadamente 5mm
- corte em crculos usando um cortador de biscoito ou um copo, por exemplo
- coloque no tabuleiro deixando um espaço entre um e outro e leve o forno por mais ou menos 20 minutos, tomando cuidado para não deixar cozinhar demais. O ideal é que ele fique macio quando sai do forno.

Minhas observações:
- como estava preguiçosa não usei a castanha e coloquei só um tipo de chocolate
- ao invés de abrir a massa fiz umas bolinhas e achatei na mão mesmo. Ficaram irregulares mas não vejo problema nisso e acho muito mais prático!
- Não espere esfriar muito, eles ficam deliciosos quentes porque o chocolate fica derretido por dentro como na foto aí em cima.
- Peneirar a farinha parece bobagem mas é importante não só para retirar as impurezas mas também para aerar, deixando a massa mais levinha.
- com a receita da massa dá para variar os "recheios" de acordo com a necessidade e criatividade!

...e vai ter repeteco do cookie logo mais!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tem livro novo na área!


Ontem fui à livraria comprar umas revistas e dei de cara com este livro de receitas de chocolate da Green & Black's, uma marca de chocolate orgânico muito popular aqui na Inglaterra. Depois de uma folheada rápida, não pensei duas vezes e trouxe para casa para não perder a promoção (de £20 por £4,99).

O livro traz receitas mais comuns como suflês, mousses, cookies, bolos, trufas e também outras um tanto mais exóticas como porco com chocolate, carne de caça, chillies marinados em vodka e recehados com chocolate, bolo com beterraba e algumas informções sobre o cultivo do cacau e fabricação do chocolate.



O legal é que além das receitas com o  tradicional chocolate amargo tem também muitas usando chocolate branco que eu adoro!

São tantas opções que nem sei por qual receita começar, mas posso garantir que muito em breve a escolhida estará aqui no blog!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Salmão nosso de cada dia!

Como não usei toda a massa de folhado no Bife Wellington, fiquei com uma sobrinha pra inventar alguma coisa e não desperdiçar. Recorri ao meu livro de receita e achei uma receita de salmão que levava massa.


Corri na peixaria do mercado local para comprar o peixe. Salmão é muito comum por aqui e fácil de achar no mercado. E por isso o fácil se torna as vezes complicado, pois geralmente os peixes já são cortados e embalados em porções pequenas, o que é ótimo pro dia a dia mas péssimo para o que eu queria.

Para a receita precisava de aproximadamente 500g de salmão em uma peça única e de preferência a parte do dorso, mais alta e homogênea. Simples, não?! E pra fazer o peixeiro entender isso? Botei meu inglês pra funcionar e depois de muita explicação e mímicas consegui convencê-lo a cortar um salmão pra mim e fiz um amigo!

Aproveitei a ida ao mercado para comprar manjericão fresco, tomate, tapanade de azeitonas pretas (tipo um pesto de azeitona por assim dizer...) e mozzarela de bufala. Com todos os ingredientes na sacola foi só colocar literalmente a mão na massa e preparar essa delícia super rápida.


Pra fazer é assim: estica a massa, passa azeite no salmão e coloca no centro da massa com a pele para baixo. Tempera com sal e pimenta, espalha a tapanade de azeitona preta em cima do salmão, coloca as folhas de manjericão, tomates cortados em rodelas finas e a mozzarela por cima de tudo. Mais azeite, dá uma ajustada nas beiradas da massa puxando um pouco por cima do salmão, pincela a massa com gema de ovo pra ficar dourada, crocante e bonita e bota lá na base do forno, com um tabuleiro vazio na prateleira imediatamente acima para não pegar muito calor. 30 minutinhos aproximadamente, e pronto!

Deu até uma fominha!