sábado, 5 de março de 2011
Praga - Parte III. Porco na praça
Viajar é fogo, as vezes fica difícil comer coisinhas saudáveis, ainda mais viajando neste esquema meio corrido e com pouco tempo. Missão da manhã: encontrar alguma coisa para comer.
Já nem era tão manhã assim, devia ser por volta de 11:00 e avistamos uma aglomeração na praça do relógio, em volta de uma fumacinha. Onde tem fumaça tem fogo e não deu outra, lá estava o nosso café: uns pedaços de porco sendo defumados num forno à lenha.
A porção era de 200g e vinha com pão, também vendiam linguiças mas o forte era o porquinho. A barraquinha lotada dava a certeza que viria coisa boa. E veio mesmo, o porco estava uma delícia, super saboroso e molhadinho. A linguiça também estava muito boa mas nada especial. Era tanta comida que nem aguentei tudo!
Depois da comilança, hora de voltar a ser turista e passear pela cidade. Não canso de elogiar Praga, que cidade ótima, lúdica! Acho que vou ter que voltar lá! O que ninguém sabia nessa manhã é que neste mesmo dia jantaríamos num restaurante maravilhoso... Dava pra ter economizado um espacinho! Mas isso conto depois!
quinta-feira, 3 de março de 2011
Praga - Parte II
Continuando a história, depois do desbunde com o apartamento saímos para fazer um reconhecimento da cidade e para comer alguma coisa. Como estávamos bem central e turístico, arranjar um restaurante honesto não era muito tarefa fácil. E como ainda estávamos nos acostumando com os valores em Coroas Tchecas e não tínhamos muita noção de preço ficou bem complicado. Na verdade, para nós que vivemos em Libras a Coroa Tcheca é muito barata. 100Kč = £3,5, uma cerveja custa mais ou menos 30Kč o que equivale a £1... aqui em Londres dificilmente dá para comprar um pint por menos de £3.
Como a fome era grande, entramos em um restaurante que tinha um preço bom e uma decoração bacana. Pedi um "Russian Borsch" de entrada, que é uma sopa à base de beterraba (borsch é beterraba em Eslavo) com vegetais e carne, boazinha... achei uma receita bacana dela aqui. E de prato principal pedi um Goulash Tcheco com dumplings, uma espécie de picadinho carregado na páprica com pão. Como disse, estávamos no risco e realmente o restaurante não era essa coca cola toda, a comida era OK, e só. Tudo meio safadinho... mas valeu a experiência.
Nós, (na foto, da esquerda para a direita, Rafa, Tatu, Luanna e Marcelo) que não recusamos comida jamais, aproveitamos! Depois de comer, hora de pensar nas bebidinhas!
De lá encontramos a Ana (já citada no post anterior, super fofa que nos recebeu MUITO bem) que nos levou para conhecer um pouco das baladas de Praga. Lá, diferente do Reino Unido e do Brasil, é permitido fumar em bares e restaurantes, e geralmente, acho que por ser muito frio, os bares ficam no subterrâneo... Difícil respirar e as roupas saem de lá um fedor só! Depois de entrar em vários buracos cancerígenos, acabamos sossegando um pouco em uma boate onde tomamos a tradicional bebida tcheca "Becherovka", com 38% de álcool, sabor anis, canela e mais ou menos umas outras 32 ervas, segundo a wikipedia. Virou a bebida da viagem! Com a friaca que estava fazendo, nada mais justo do que esquentar os ossos!
quarta-feira, 2 de março de 2011
Blog da Cozinha viajando - Praga parte I
Estive nesses últimos 5 dias em Praga e Amsterdam e aproveitei muito! Como tenho algumas coisinhas para postar, vou dividir em partes para não ficar muito chato! Hora de fuçar a cozinha alheia!
Chegamos em Praga à noite e fomos buscar as chaves do apartamento. Sim, apartamento! Éramos 5 viajando (eu, Marcelo e mais 3 amigos) e estava mais em conta pegar um ap de 3 quartos do que um quarto de hotel. Não esperávamos muito do apartamento e quando chegamos fomos pegos de surpresa: o bicho era enorme, com 3 quartos gigantes e uma cozinha maravilhosa. Todo mundo ficou de queixo caído, afinal pagamos 20 euros por pessoa por noite, preço de um quarto de albergue. E ainda por cima super bem localizado, central até dizer chega, a um pulo da praça do relógio (na foto de cima). Na verdade ficamos do lado destas torrezinhas que aparecem aí no fundo. Olha aqui na foto de baixo a nossa rua, que graça!
Eu queria morar nesse apartamento em Praga. E essa cozinha vermelhinha super combinaria com meus equipamentos... pena que não deu para aproveitar mais a casinha, foram só duas noites! Mas não tenho dúvidas que vai dar para repetir a ida à Praga.
A cidade, aliás, é uma graça, tem uma atmosfera ótima, come-se bem e barato (nos lugares certos), a cerveja custa menos que água, e é altamente morável apesar do Tcheco ser impossível de ler e falar (mas aprende-se com esforço). Felizmente tivemos a excelente companhia da Ana, amiga de Marcelo que já mora em Praga ha 8 anos, é uma fofa, fala tcheco que é uma beleza, que nos levou a muitos lugares bacanas e a um restaurante incrível que vai ganhar depois um post só para ele!
Fiquei apaixonada!
Chegamos em Praga à noite e fomos buscar as chaves do apartamento. Sim, apartamento! Éramos 5 viajando (eu, Marcelo e mais 3 amigos) e estava mais em conta pegar um ap de 3 quartos do que um quarto de hotel. Não esperávamos muito do apartamento e quando chegamos fomos pegos de surpresa: o bicho era enorme, com 3 quartos gigantes e uma cozinha maravilhosa. Todo mundo ficou de queixo caído, afinal pagamos 20 euros por pessoa por noite, preço de um quarto de albergue. E ainda por cima super bem localizado, central até dizer chega, a um pulo da praça do relógio (na foto de cima). Na verdade ficamos do lado destas torrezinhas que aparecem aí no fundo. Olha aqui na foto de baixo a nossa rua, que graça!
Eu queria morar nesse apartamento em Praga. E essa cozinha vermelhinha super combinaria com meus equipamentos... pena que não deu para aproveitar mais a casinha, foram só duas noites! Mas não tenho dúvidas que vai dar para repetir a ida à Praga.
A cidade, aliás, é uma graça, tem uma atmosfera ótima, come-se bem e barato (nos lugares certos), a cerveja custa menos que água, e é altamente morável apesar do Tcheco ser impossível de ler e falar (mas aprende-se com esforço). Felizmente tivemos a excelente companhia da Ana, amiga de Marcelo que já mora em Praga ha 8 anos, é uma fofa, fala tcheco que é uma beleza, que nos levou a muitos lugares bacanas e a um restaurante incrível que vai ganhar depois um post só para ele!
Fiquei apaixonada!
Assinar:
Postagens (Atom)



