segunda-feira, 30 de maio de 2011

Croácia - Rovinj


Resolvemos dar uma esticadinha até Rovinj, que fica a mais ou menos uma hora de carro saindo de Pula, onde estávamos baseados. De lá, no verão, saem barcos direto para Veneza e talvez por isso seja uma cidade muito frequentada por italianos.


Assim que chegamos demos de cara com uma feira de rua. Depois de escolher aqui e ali resolvemos levar um potinho com trufas (especialidade da região mas nem por isso baratinha), vendido pela mocinha da foto.  



Rovinj tem uma geografia curiosa: construída a beira mar num terreno montanhoso, suas ruazinhas de ladeira e calçamento de pedras perigosamente lisas criam um cenário muito aprazível. Dezenas de ateliês e galerias de arte se espalham pelas ruas estreitas, muitas delas exclusivamente para pedestres.


No alto, um largo com a igreja, sua torre e uma vista privilegiada da cidade.



Eu não conheço a Itália mas dizem que é muito parecido. Pela proximidade e toda a questão histórica eu acredito que seja sim. Rovinj passou de totalmente ignorada a um destino recomendável sem esforço. Foi uma grande surpresa!

Restaurante Lanterna

Acabei de voltar da Escandinávia e tenho muitas novidades, mas acomo ainda não fechei o assunto Croácia ainda vou postar algumas coisas antes de compartilhar a viagem mais recente!

Antes de embarcarmos para a Croácia fiz uma pesquisa forte em busca dos melhores restaurantes da Istria. Como estávamos de carro, pudemos correr atrás deles, um por um. O que não contávamos, porém, é que muitos reviews da internet eram antigos e os restaurantes nem sempre ainda existiam ou então os mapas eram tão imprecisos que ficava impossível encontrar. Fizemos o melhor e comemos muito bem.

O restaurante Lanterna estava na nossa lista. Pra variar chegamos super tarde para o almoço então só estávamos nós por lá. Serviço vip. Sentamos na varanda, onde tinha um grande tanque com lagostas e caranguejos.


Para entrada pedimos risottos: o meu de tinta de lula e o dele de camarão. Ambos muito gostosos. Depois veio o prato principal: Lagostins e Lula grelhada. Confesso que estudei um bom tempo estes instrumentos de tortura medieval e demorei para me entender com eles, mas no fim, depois de um pouco de habilidade e os dedos lambuzados, consegui aproveitar o sabor dos danadinhos!






Já que tudo estava indo bem, sobremesa para adoçar: torta de limão. Ah, e um bom espresso bem italiano para fechar.


Nada mal para matar a fome antes de seguirmos para Rovinj, praticamente um pedaço da Itália perdido na Croácia. Essa historia fica pra outro post!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Blog da Cozinha viajando, de novo!


Pois é, mal cheguei do fim de semana delícia na praia e já vou embarcar em mais uma viagem. Dessa vez o destino é a Escandinávia. Sairemos de Londres com destino a Oslo no dia 17, seguindo de trem para Flåm (uma cidadezinha nos fiordes noruegueses) e depois de barco para Bergen. Passamos a Estocolmo, na  Suécia, de onde atravessaremos de navio até Helsinki. De lá embarcamos para Copenhagen, que é o último destino da viagem antes de voltarmos a Londres no dia 29.

Roteiro compacto mas com um potencial enorme para ser muito lindo! Vou torcer pelo tempo bom para poder tirar muitas e muitas fotos! Compartilharei tudo aqui depois, inclusive as comidas! Haja salmão!!!

Por enquanto vou atualizando a viagem da Croácia! Muita coisa vem por aí!!

Pizzaria Jupiter

Antes de viajar fiz uma pesquisa séria dos restaurantes da região para poder comer bem. No dia que chegamos fomos direto para a cidade bater perna e aproveitamos a proximidade para experimentar a Pizzaria Jupiter, muito bem recomendada em diversos sites. Andamos pra burro até encontrá-la pois, apesar de termos o endereço e também um mapa, placas com nomes de rua no centro antigo são uma raridade e precisão na hora de escrever o mapa não existe.

o terraço

Quando finalmente chegamos fomos recebidos pela garçonete que já puxou um italiano. ok, nosso "italiano terra nostra" talvez desse pro gasto, capice?! Mas na hora do vamos ver prevaleceu o inglês, nada como ficar na zona de conforto. Pra nossa sorte além de croata e italiano, que todo mundo fala, é comum achar garçons também falando alemão e inglês. Sentamos no terraço para aproveitar o sol e dia muito agradável. Nas mesas próximas quase todos eram locais. Bom sinal.


De olho no cardápio, depois de uma tradução ou outra com a ajuda do utilíssimo dicionário croata que baixei no iPhone, escolhi a de bacon com cogumelos e alho, que é essa da foto. Pedimos uma média pra cada um, que custava 40 kuna (£4,70 ou R$12) e podia alimentar um mamute com fome. Apesar da massa levinha e aquele sabor maravilhoso de pizza na lenha, acabei deixando no prato.

Foi nossa primeira refeição em Pula e, também a última: antes de irmos para o aeroporto dividimos uma pizza média de alice muito gostosa também. Pizzaria Jupiter aprovada!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pula, Croácia


Pula foi nossa cidade base na Croácia. Chegamos por ela, alugamos um carro e de lá fazíamos os passeios pela Istria. Tudo é bem pertinho então essa foi uma boa opção. Pula é a maior e mais importante cidade da região e tem uma vida independente do turismo, com tradição de fabricação de vinhos, navios e pesca.

Anfiteatro, onde acontece o festival de cinema de Pula no verão


Quando a região da Istria foi conquistada pelos romanos, Pula teve um crescimento enorme e chegou a ser um significante porto romano. Durante a guerra civil de 42 AC a cidade foi demolida mas, logo depois, reerguida. Muitas das construções ainda estão de pé até hoje, como o anfiteatro, mais conhecido com o Arena de Pula, construido entre 27 e 68 DC, o Arco de Sérgio e o Templo de Roma e Augusto.

Arco de Sergio

Templo de Roma e Augusto, na praça principal da cidade, à esquerda da prefeitura.

Além das belas construções e de toda essa história, o clima ameno, mar calmo e natureza bastante preservada, a torna um destino de verão perfeito. Lá as praias são de pedrinhas, o que faz muita gente torcer o nariz. Já eu adorei essa história, acho areia um saco e achei divino pegar sol e mergulhar sem ficar com areia até a alma. Além das praias, os paredões de pedra são "quebradinhos" formando várias escadinhas, o que permite descer até o nível do mar, escolher uma pedra bem plana e lisinha e aproveitar um pedacinho de mediterrâneo particular. Perfeito.





Com esse mar verdinho e cristalino quem resiste? Nem a água fria impediu um bom mergulho!

domingo, 15 de maio de 2011

Sorvete na Croácia


Assim que chegamos em Pula, na região da Istria, enquanto esperávamos os trâmites do aluguel do carro no modesto aeroporto, fui trocar umas Kunas (moeda local) na lanchonete e dei de cara com esse picolé. Tive que comprar! Era caprichado no chocolate, coisa pra macho mesmo! Comecei com uma boa impressão de que iria me surpreender por lá! ; )

Falando em sorvete, por causa da proximidade da Itália e grande número de turistas italianos, a influência na gastronomia local é muito grande, o que justifica a imensa quantidade de lojinhas vendendo deliciosos sorvetes dos mais variados sabores, até um azul dos Smurfs, que não experimentei (sei que deveria) mas fomos tradicionalistas e ficamos com chocolate e flocos pra começar! E foi o primeiro de muitos outros, uma delicia!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fim de semana na praia


A semana está chegando ao fim e o blog vai dar um tchibum na praia. Como não estamos no Rio de Janeiro, essa atividade requer um planejamento maior. A vantagem de estar em Londres é a grande oferta de companhias aéreas low-cost voando pra tudo que é canto por uma dúzia de moedinhas. Com passagem de avião tão barata quanto £15 ida e volta, o destino escolhido foi Pula, na Croácia.

Nunca tinha ouvido falar nesta cidade, que fica na região da Istria, quse fronteira com a itália. As principais atrações são o anfiteatro romano (muito bem conservado, dizem) e as praias, claro! Dizem que em Pula as praias são todas de pedras e algumas tem correntes perigosas, mas são consideradas as mais bonitas da Croácia por conta da natureza muito preservada da região. Será?!

Como alugaremos um carro, acho que vai ser possivel ir também a Rovijn, que também fica na região da Istria e onde funciona um porto pesqueiro, tem restaurantes bons e parece ser uma graça. A vantagem é que como ainda não estamos na altíssima estação os preços ficam ainda mais em conta.

Sobre a comida, o que pesquisei é que por conta da proximidade da Itália e da grande quantidade de turistas italianos, é comum encontrar boas massas e pizzas por lá. Frutos do mar também estão presentes nos pratos. Mas a verdadeira especialidade da Istria são as trufas, brancas ou negras, produzidas o ano inteiro. Dizem que são deliciosas! Eu nunca provei nada com trufa, estou animada!

Apesar de passar só 3 noites, acho que terei muitas novidades na volta (e um bronzeadinho também!)

E a primeira música que me veio à cabeça, adivinhem, vem direto do fundo do tempo! Dá-lhe Jairzinho e a turma do Balão: "Guitarra, sombrero, sol e som, vamos a la playa bombom bombom"!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um achado


No sábado demos um pulo em Notting Hill para ver uma bicicleta pra comprar. Andando pela High Street, muito bonitinha por sinal, dei de cara com uma loja chamada Kitchen Ideas, com toda a parafernalha de cozinha que se possa imaginar. Sem pensar duas vezes pulei pra dentro.

A loja, apesar de estreita era bastante comprida e os objetos estão por todos os lados. Panelas de todos os tipos e tamanhos, facas, tábuas de corte, forminhas de bolo, pudim, pão, de todos os jeitos, espátulas e misturadores de toda sorte, balanças, louças etc, etc, etc... Era muita coisa, pra deixar qualquer pessoa que goste de cozinhar com vontade de sair comprando.


Eu fiquei tão maluca e fui pega tão de surpresa pela descoberta inesperada que acabei saindo de lá só com uma peneirinha pequena, forma de pudim, pinça para remover espinha de peixe e combustível para a panela de fondue. Parece uma lista boba (e é) mas são coisas que no Brasil são muito fáceis de comprar mas que por aqui é uma luta para encontrar!


Quanto à bicicleta, acabamos comprando numa loja na esquina de casa... Mas o passeio valeu muito a pena! Se um dia entrar para uma escola de culinária já sei onde levar a lista de material escolar!

obs: a qualidade das fotos ficou meio mais ou menos porque achei que o homem não ia gostar, aí mandei o esquema paparazzi só pra poder mostrar um pouquinho!