domingo, 7 de julho de 2013

Torta de chocolate (quase) sem farinha

Reggia di Caserta
Mês passado estive na Itália para concluir o processo de reconhecimento da minha cidadania italiana e tirar meus documentos. Para comemorar, já de identidade italiana na mão, resolvemos dar uma esticada na viagem e dar uma volta pela região da Campania, no sul da Itália, onde nasceu meu bisavô, meu parente italiano. Passamos por Caserta, onde o biso nasceu, fomos a Benevento, cidade do meu sobrenome que não podia deixar de conhecer, e ainda Napoles, Capri, Sorrento e toda a belíssima Costa Amalfitana. Prometo que um dia detalho aqui cada cidade maravilhosa que passamos, mas por enquanto vou focar numa excelente aquisição durante essa viagem: a receita de uma torta de chocolate!

Nápoles e o Vesúvio
Nápoles
Amalfi, vista do alto
Ilha de Capri e sua água azulzinha
Aconteceu assim: estávamos indo para Sorrento, e decidimos ficar em um hotel chamado Palazzo Januzzi, super bem cotado no TripAdvisor, localização ótima e com uma decoração toda moderninha. A surpresa foi no café da manhã, com uma variedade incrível de produtos frescos e feitos em casa. Simona, a chefe de cozinha, pessoalmente preparou um excelente capuccino. Ali, naquela mesa chea de opçõs estava essa torta. Foi amor a primeira mordida. Com uma casquinha levemente crocante por fora e super molhada e cremosa por dentro, a torta fez o coração até bater mais forte. Pensei: quero essa receita!

A sala do café da manhã do hotel
Detalhe da decoração da sala de café da manhã
A torta da Simona
No final do café cheguei na cozinha para falar com a chefe, que já preparava uma outra torta. Perguntei, em italiano ruim mesmo que era o que eu podia fazer, se ela tinha feito a torta de chocolate. Ela disse que sim e gentilmente perguntou se eu queria a receita. Aí os olhinhos até brilharam, devo ter dito uns três "si" seguidos. Ela me disse que era muito simples e que escreveria para mim. Depois descobri que ela da aulas de culinária no hotel a noite, assim os hóspedes interessados podem curtir a noite e ainda preparar o próprio jantar!

Sorrento
Naquele dia saímos para Capri, passeio lindo por sinal. Na volta, quando fui pegar a chave, a mocinha da recepção me entregou a receita impressa. Dei pulinhos! :)

receita com carinho
No dia seguinte agradeci muitíssimo e prometi enviar a Simona uma foto quando fizesse a torta, coisa que cumpri outro dia mesmo. Ela logo respondeu dizendo ter adorado a ideia de decorar com listras, e que iria adotar. Fiquei feliz por retribuir de alguma forma! Bem, nem preciso dizer que a torta já é das minhas receitas favoritas, né?

A minha versão

Torta Fondente al Cioccolato

Ingredientes:
– 200g de chocolate amargo
– 200g de manteiga (de preferencia sem sal)
– 250g de açúcar
– 5 ovos inteiros
– 1 colher de sopa de farinha de trigo

Como fazer:
– Preaqueça o forno a 190ºC
– Derreta o chocolate com a manteiga (fiz em banho-maria), junte o açúcar e depois os ovos, um de cada vez, mexendo bem com uma colher de pau ou melhor ainda com um fouet. Por último junte a farinha peneirada e misture bem.
– Coloque a mistura em uma forma desmontável, forrada com papel manteiga e untada com manteiga. 

MUITA ATENÇÃO AQUI: a parte de forrar a forma com papel é muito importante porque a massa fica bem líquida e sem papel vaza tudo pelos lados. Vai por mim, falo por experiência própria. Para evitar que vaze cubra bem o fundo da assadeira deixando uma sobrinha subindo pelas laterais e sobreponha com uma tira de papel manteiga forrando os lados. Se essa manobra for muito tensa, opte por fazer em um tabuleiro comum que também dá certo, só que talvez fique difícil desenformar. 

– Cozinhe por cerca de 22 minutos ou até a torta começar a rachar em cima. O tempo de cozimento vai variar de acordo com o tamanho da sua forma: se a torta for mais baixinha cozinhará mais rápido, se for mais altinha demorará mais. Sempre recomendo fazer o teste do palito: quando sair limpo está boa!
– deixe resfriar para desenformar e servir. Decore como preferir, eu usei simplesmente açúcar de confeiteiro, polvilhado por cima de tiras de papel que serviram como um stencil.

É uma torta muito simples de fazer e uma delícia porque fica bem molhadinha por dentro e com uma casquinha crocante por fora. É amor em forma de doce, gente! :)